Conheças as divergências que podem surgir no seu trabalho

Talvez você tenha conseguido um novo emprego, ou seu colega tenha acabado de ser promovido, e agora seu chefe é mais novo do que você. Como você coloca a idade de lado e se concentra no que você tem que aprender com o seu gerente? Como você impede que seu ego atrapalhe seu relacionamento? E o que você pode fazer para apoiar melhor seu chefe – qual é o seu trabalho, não importa a idade do seu gerente?

O que dizem os especialistas

As diferenças geracionais no local de trabalho costumam ser um desafio, mas lidar com um chefe mais jovem talvez seja o mais difícil. “Não é tanto a idade quanto a experiência”, diz Peter Cappelli, professor de administração da Wharton School e co-autor de Managing the Older Worker. Em outro contexto, não seria um grande negócio.

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Digamos, por exemplo, que você esteja fazendo uma aula de esqui com um instrutor que seja 20 anos mais novo do que você, mas que está esquiando há 15 anos. “Isso não vai incomodar você. Mas se você está no mercado há 20 anos e seu chefe trabalha há dez anos, pode pensar: “Por que estou recebendo ordens dessa pessoa?”. Sua autoridade não parece legítima. ”

Chefes mais jovens – já prevalecentes em setores como TI, serviços profissionais e contabilidade – provavelmente se tornarão mais “empresas promovem jovens millennials em cargos de liderança e organizações se esforçam mais para reter grandes talentos”, diz Jeanne C. Meister, sócio fundador da Future Workplace, consultoria de recursos humanos e coautora do The 2020 Workplace. É uma situação “potencialmente desconfortável, potencialmente conflituosa”, ela diz, mas não precisa ser. Veja como promover um relacionamento de trabalho bem-sucedido com seu chefe mais jovem aprendiz banco do Brasil.

Primeiro, “não suponha que ele seja um mau chefe só porque é mais jovem”, diz Cappelli. “Por que fabricar problemas antes de tê-los?” Pense positivo. E se você não pode deixar de refletir sobre a situação, pergunte-se: o que realmente está me incomodando? É que meu chefe recebeu uma promoção e eu não? Nesse caso, “é preciso se perguntar: realmente quero o emprego dessa pessoa?

A resposta muitas vezes não é – particularmente se você está no final de sua carreira e quer desacelerar ”, diz ele. Mas também não desconsidere seus sentimentos, diz Meister. “Ter um chefe mais jovem – particularmente quando a pessoa tem a idade do seu filho ou filha – pode ser uma situação emocional, então você precisa lidar com isso em um nível emocional”, acrescenta ela.

“Se você não lida com seus sentimentos, isso impedirá sua produtividade.” É sempre útil conversar com “amigos e colegas que já passaram por algo semelhante”. Não é para uma sessão de groping sobre “crianças hoje em dia” você. Procure pessoas que possam oferecer sugestões, suporte e conselhos úteis.

Não compare os estereótipos

O local de trabalho transborda de estereótipos geracionais: o narcisista Baby Boomer que se recusa a se aposentar; o Millenial intitulado que parece cirurgicamente ligado ao seu smartphone; e o insatisfeito Gen Xer, que só está fora de si. Compre esses estereótipos por sua conta e risco, diz Cappelli.

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Segundo sua pesquisa, não há diferenças reais de caráter entre as gerações. Mesmo que suas referências à cultura pop sejam perdidas para sempre umas às outras – você assistiu The Waltons; ela assistiu Os Simpsons – tente não se debruçar sobre as diferenças. Em vez disso, concentre-se no que você tem em comum: “Vocês são duas pessoas que decidiram trabalhar no mesmo setor na mesma empresa”, diz ele.

Evite categorizar toda uma faixa etária e evite frases arrebatadoras como. “As pessoas da minha geração se sentem assim.” Você não precisa estar em uma defesa constante para provar que não é um dinossauro. Tente ao máximo “tirar sua idade da equação”, acrescenta Meister.

Lembre-se: não é tudo sobre você. Seu chefe pode se sentir desconfortável e até mesmo intimidado pelo seu nível de experiência. Seja sensível a esses sentimentos e mostre alguma humildade. Reconheça que você e seu chefe têm diferentes talentos e capacidades que cada um traz para a mesa, diz Meister. “Você pode ter habilidades de nicho mais profundas, enquanto seu chefe tem um conjunto de habilidades gerenciais mais amplo.

Além disso, as coisas que você precisa fazer para cultivar um forte relacionamento com seu jovem chefe não são diferentes das coisas que você precisa fazer para criar um relacionamento sólido com um chefe que seja mais velho. “Você precisa tratar isso como qualquer outro relacionamento comercial”, diz ela. Então você precisa contribuir para o seu sucesso.